Homens ousados são moradas de Deus

HOMENS OUSADOS SÃO MORADAS DE DEUS

TEXTO: 1 Coríntios 16:13

INTRODUÇÃO: Paulo espera que os homens de verdade tenham coragem, perseverança, bravura, força e um coração de guerreiro. Todos nós desejamos o mesmo. É o que se espera dos homens de Deus. Devemos ser esse tipo de homens –  homens que confrontem o inimigo, enfrentem as tempestades da tribulação, estejam dispostos a se sacrificar pela vitória, combater o mal, lutar pela próxima geração e, perante toda circunstância, não hesitar.

Diante da dor da traição, do aperto financeiro (ou de uma semana, ou mês) ruim… Quando a pressão de fora provoca pensamentos sombrios, sentimos que estamos num beco sem saída, e a alegria se torna apenas uma lembrança distante… Quando a liberdade já não passa de uma palavra… Quando tudo ao nosso redor faz desmoronar as ruínas do fracasso… É em momentos como esses que os homens ousados, moradas de Deus são fortes. É nessas horas que lutamos e que mantemos a nossa posição de homens.

Não é fácil continuar determinado na nossa fé em Deus e enxergar que ele está realmente presente. Lutamos para encher o nosso coração e a nossa mente com a Palavra de Deus e sermos cheios de força e coragem. É em momentos como esses que travamos a batalha santa dos homens…

É em momentos como estes que nos deparamos com o verdadeiro teste: a prova de fogo do caráter.

É em momentos como esses que devemos…

… AGIR COMO HOMENS DE VERDADE, COMO MORADA DE DEUS!!!

“Portar-se Varonilmente”?

O que isso significa? Significa comportar-se como um homem de verdade. E um HOMEM DE VERDADE se parece com Jesus. Então, de que forma isso acontece na vida real? Na MINHA vida? Busque a maturidade, ame as pessoas, seja integro, ajude as pessoas e seja generoso em dar. Jesus foi um homem OUSADO. Ele foi corajoso, determinado, perseverante, forte, poderoso e focado. Se existe pelo menos uma coisa que devemos buscar, busquemos isso. OUSADIA!

O homem ousado é o homem que enfrenta a vida, os inimigos, a cultura e os obstáculos com um espirito tanto destemido quanto corajoso. A ousadia é o resultado da graça edificante de Deus presente no coração do homem.

  1. HOMENS OUSADOS SE MANTEM FIRMES – Daniel 3:1-30.

A bíblia afirma que existem continuamente guerras no mundo sobrenatural e que portanto, fazem parte da vida dos seguidores de Cristo. Independente do ano ou do continente em que você nasceu, você chegou no meio de uma guerra.

Você tem duas opções:

  • Ataque o inimigo ou fuja dele; Lute ou se renda;
  • Encare a vida ou seja levado pela maré do acaso.

A ousadia é uma atitude. Nasce no coração e flui para as nossas mãos.

Quando todos se curvam… fique de pé. Os homens ousados permanecem de pé, mas não ficam parados.

Jesus sempre estava em movimento, muitas vezes ele se hospedou na casa de amigos, mas nunca parou. Abraão partiu em busca de uma terra. Ele não tinha certeza do local onde a terra se localizava, mas sabia que não era onde ele estava naquele momento. Então ele partiu. Os homens ousados se mexem.

O livro de provérbios afirma que um boi que trabalha faz sujeira no estabulo. Porém, sem sujeira, não há lucro – Pv. 14:4. Quando um trabalho está em andamento, as coisas se sujam. Porém, a sujeira é a prova de que estamos nos mexendo.

Os homens ousados se põem em movimento. Os homens ousados se sujam com o trabalho. Este é o momento propicio para os homens ousados de Deus! Fique firme na adversidade. Aquilo que talvez pareça destrutivo pode, na verdade, ser a força – ou o fogo – que nos impulsiona para outro patamar. Posso afirmar com confiança que…

As sementes do sucesso são disseminadas pelo fogo da adversidade. Jesus disse: “Neste mundo, vocês enfrentarão obstáculos, problemas, provações e o fogo da adversidade, mas tenham coragem, porque eu venci o mundo” (João 16:33). 

Ele nos ensina e demonstra pelo exemplo que encontramos a nossa maior força na nossa maior provação. Quando analisamos a vida dos grandes homens que tiveram sucesso na vida, percebemos o que eles tem em comum: UM GRANDE OBSTACULO. Se não fosse pela adversidade. Eles não teriam sido considerados vitoriosos. Pense nisso!

  1. HOMENS OUSADOS SEGUEM A DEUS – Isaías 26:3.

Os homens que são moradas de Deus, são ousados, não dão ouvidos a conversas negativas. Eles seguem a Deus, eles não saem do proposito.

Homens ousados Não se esquivam. Paulo escreveu aos seus discípulos em Atos 20: “Quando eu estive com vocês, eu lhes ensinei publicamente e de casa em casa. Dei-lhes tudo aquilo de que vocês precisavam para serem bem sucedidos… EU NÃO ME ESQUIVEI de nada” (Atos 20:17-21). 

O apostolo Paulo realizou obras prodigiosas pelo fato de não se esquivar de coisa alguma. O princípio é dar tudo de si. Essa é a marca do espirito generoso, ousado e obstinado. O fato de ter dado tudo reflete o caráter de Deus: ELE DEU SEU FILHO JESUS para redenção e transformação da humanidade.

O homem ousado se concentra no objetivo final e não se esquiva de nada. Homens ousados planejam vencer. Deus deseja que você vença. Por isso, pela misericórdia divina, ele o leva de volta ao mesmo teste a fim de que você finalmente consiga superá-lo.

Chegar ao mesmo obstáculo repetida vezes não é masoquismo de Deus, uma tendência miserável. É graça. É ele lhe dizendo: “VOCÊ VENCERÁ”! Você será bem sucedido. Você lutará e guerreará com a força dele, até conseguir vencer.

Faça planos para sua vitória. Deus os faz. Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho” (João 14:12-13).

Quando nos enchemos de coragem para superar a adversidade, nós agimos, mas será que temos ousadia de realizar OBRAS MAIORES que as que Jesus realizou? Obras feitas pelas nossas próprias mãos? Deus afirma que nós as faremos – e teremos sucesso. O destino que Deus escolheu para sua vida é o sucesso.

CONCLUSÃO: Deus criou você e eu para ser sua morada, mas é necessário sermos ousados, destemidos e santos. É uma grande responsabilidade viver como morada do Eterno. Cuidar desta casa é um desafio que exigirá de nós grandes renuncias. Mas se entendermos quem somos, teremos grandes recompensas. SEJA MORADA, SEJA OUSADO!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *